Estude Pouco!

motivação-no-trabalho

– Você está louco? – Já ouço você gritar – estudar pouco? Mas meu pai, minha mãe, meus professores dizem o tempo todo que devo estudar mais!

Exatamente! Esse é um dos motivos pelo qual o sistema educacional do Brasil é um dos piores do mundo!

Estudo não é questão de quantidade, mas sim de qualidade. Você não deve estudar mais, deve estudar melhor.

Quando? A resposta é “pouco…, mas todo dia”!

Ou seja, as aulas do dia devem ser estudadas no mesmo dia, antes que se passe uma noite de sono!

Durante anos vi alunos fracassarem em seus estudos (e em sua vida profissional) e vi alunos terem sucesso tanto durante sua faze de estudante quanto depois, no ambiente de trabalho.

Qual a diferença? Contrariamente ao que pensa a maioria das pessoas, os que têm sucesso não são, necessariamente, os mais inteligentes. Aliás, é bom adiantar que essa história de que existem pessoas com maior ou menor grau de inteligência é besteira!

O que há, na realidade, são pessoas que aprendem a usar seu cérebro, outras que o utilizam mal.

Existe o momento da aula…

… e o momento do exame:

O vencedor é o que estuda imediatamente depois da aula:

Ou seja, estuda pouco, pois é apenas o conteúdo de uma manhã (ou uma tarde) de aula que o cérebro dele deve absorver.

A mesma perspectiva que o prof. Pierluiggi Piazzi, descreve em seu livro, pode servir para fazermos um paralelo com o núcleo empresaria e o familiar, onde as pessoas possuem uma comunicação superficial e não tem mais o convívio e interação diária, fundamental para o entendimento e compreensão das posturas e atitudes de cada um.

Passa-se o tempo e só irão perceber essa ausência quando algum problema sério tenha “estourado”.

Esse tipo de situação também ocorre com os vizinhos, no clube, no descanso do corpo e alimentação, ou seja, só detectamos o problema quando uma situação grave aparece, uma vez que não fazemos uma avaliação diária de nossas necessidades.

Por isso é muito importante aproveitarmos bem nosso tempo. Ao invés de ficarmos nos distraindo com entretenimentos que não nos acrescentam nada e que, pelo contrário, “roubam” o tempo que nos seria precioso para outras coisas, seria muito importante parar para refletir sobre tudo que está à nossa volta e avaliarmos o que é mais importante e priorizarmos cada atividade para começarmos a viver, ao invés de sobreviver com baixos níveis de qualidade no convívio com os demais e conosco mesmos.

Dada à realidade em que se encontra nossa sociedade e nosso planeta, estamos muito aquém do nosso potencial como seres humanos. Coloquemos nossa inteligência para funcionar um pouco mais, para encontrar fórmulas melhores de convívio e cuidados para com tudo e todos que estão à nossa volta. Como no caso do estudo, não é uma questão de fazer mais, devemos fazer melhor!

Leave a comment